Histórico

A Escola Especial “Bem-Me-Quer” é mantida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituiutaba, integrante da Federação Nacional das APAES.
Foi criada em 13 de setembro de 1971 pela lei n° 1.459, na gestão do Prefeito Municipal Dr. Álvaro Otávio Macedo de Andrade, sendo sua primeira denominação Instituto Municipal de Educação de Excepcionais – IMEX, órgão vinculado ao Departamento de Educação e Cultura da Municipalidade, com professores remunerados pela Prefeitura.
Foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 12/07/72 pela lei n° 1534 na mesma gestão. Contava, inicialmente, com 04 salas de aula funcionando em acomodações cedidas pela Loja Maçônica Estrela Ituiutabana, nos fundos de seu prédio sito à Rua 30 n°740; na época a entidade mantenedora era a Prefeitura Municipal de Ituiutaba.
Em agosto deste mesmo ano de 1972, teve suas instalações transferidas para a Rua 28, em melhores acomodações.
No início do ano de 1974, o Rotary Club local cedeu o prédio para o funcionamento da Escola, a Rua 36 n°595, Bairro Progresso. De acordo com a lei 1759 de 03 de setembro de 1976, o IMEX teve sua 2ª denominação, passou a se chamar Instituto Municipal de Educação Especial Bem-Me-Quer, tendo, ainda, como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, recebendo ajuda da APAE local.
Em 22 de fevereiro de 1978, pela lei n°1849, a Prefeitura Municipal autoriza a abertura de crédito especial para pagamento de subvenções à APAE de Ituiutaba.
Em 20 de junho de 1979, pela lei n°1940, a Prefeitura Municipal autoriza a doação de imóvel do Patrimônio a APAE, para construção de sede própria. Imóvel urbano, definitivo, com área de 7.000 m2, cadastrado sob n° NE. 12.13.01.01., Bairro Universitário, Setor Norte , medindo 100m de frente para a Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, 100 m de fundo confrontando com terrenos da mesma Prefeitura e, finalmente, 70 m do lado direito, confrontando com o prolongamento da Av. Athaíde Quirino de Morais; sem benfeitorias. A doação foi feita na gestão do Prefeito Dr. Acácio Alves Cintra Sobrinho, no valor de, em 11 de julho de 1979, Cr$ 12.7500.000,00 (Um milhão, setecentos e cinqüenta mil cruzeiros).
Através da lei n° 2049, de 11 de fevereiro de 1981, a Prefeitura Municipal concede ajuda para construção da sede própria.Inicia-se, então, a construção da sede própria, através de financiamento contratado pela APAE com a Caixa Econômica Federal, com recursos provenientes do FAZ (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social). O valor do financiamento foi estipulado em Cr$ 9.669,00 ( Nove milhões, seiscentos e sessenta e nove mil cruzeiros) com prazo de contrato de 3 anos de carência de 15 anos, a contar da data da escritura (11/07/79). Forma de pagamento: o saldo devedor acrescido das correções monetárias capitalizadas durante o período de carência, ou seja, até 30/06/84. Amortizado em 48 prestações trimestrais e sucessivas, nelas incluídos os juros convencionais, vencíveis no último dia de cada trimestre civil, operando-se o vencimento da 1ª em 30/09/84. O imóvel constante da matrícula n°4.125, ficou avaliado juntamente com o prédio a ser edificado, em Cr$ 13.872.000,00 (Treze milhões, oitocentos e setenta e dois mil cruzeiros). Em todo o terreno, a área construída é de 1.164,21m2, construídos de alvenaria, com um pavimento de valor venal de Cr$ 582.108,00, ao qual foi concedida a Carta de “Habite-se” n° 29/82, nos termos da certidão do dia 28/01/82.
Em 01 de dezembro de 1982, pela lei n°20176, o Prefeito Acácio Alves  Cintra Sobrinho, autoriza o Poder Executivo Municipal a assumir a responsabilidade  pelo pagamento do financiamento contratado pela APAE com a Caixa Econômica Federal.
Em julho de 1982, inaugura-se a sede própria, transferindo-se portanto, a Escola Bem-Me-Quer, para a Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva n° 69, Bairro Universitário, Setor Norte, onde permanece até a presente data.